top of page

O que é uma Estação de Tratamento Individual?

Atualizado: 24 de set. de 2018


O despejo de esgoto sem tratamento nos rios tem consequências danosas tanto ao meio ambiente quanto à saúde da população.


Em locais não atendidos por rede coletora de esgoto, deve-se utilizar um sistema individual para tratamento de efluentes. A construção de sistemas de tratamento é uma das formas de reduzir o impacto do lançamento do esgoto nas águas.


A fossa séptica é o sistema mais usual. Sua estrutura é basicamente um decantador, onde os sólidos sedimentáveis são depositados no fundo, permanecendo um tempo longo e suficiente para a sua estabilização. Para garantir a eficiência da fossa séptica, deve-se fazer manutenção anualmente o que garante no máximo 50% de eficiência na remoção de poluentes.


Para garantir um sistema com a eficiência adequada é necessário ainda que o esgoto que sai da fossa séptica passe por um segundo sistema, o filtro anaeróbio. Nele é realizado o processo de retirada dos poluentes que não puderam ser retirados pela fossa séptica. A sua eficiência é de aproximadamente 40%, quando limpo também anualmente.


Informe-se sobre o esgoto da sua casa. É sua responsabilidade e é fundamental para a saúde e qualidade de vida da sua cidade.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page