top of page

O que é perda de água no sistema de abastecimento



Quase 40% da água tratada no país é perdida por causa de vazamentos nas tubulações, ligações clandestinas e erros de medição. É o que apontam os dados do Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento (SNIS).


A gestão da água em cada município é decisão da Prefeitura. O que define a boa gestão dos recursos hídricos é a determinação em se ter um serviço de distribuição de água, coleta e tratamento de esgotos eficaz e universalizado.


O desafio da redução de perdas de água nos sistemas de distribuição está presente em todas as cidades do Brasil. Cada municipalidade tem liberdade para escolher o modelo de gestão de seus recursos hídricos e garantir à sua população o abastecimento público de água de qualidade e a boa gestão da coleta, tratamento e disposição de seus esgotos e efluentes líquidos.


Entre as principais medidas para redução de perdas estão a gestão da qualidade dos medidores, as vistorias periódicas, o reparo em vazamentos nas redes de distribuição e nos reservatórios, assim como o combate ao roubo de água.


Aumentar a eficiência na gestão hídrica é essencial para a sustentabilidade no Brasil. Um bom manejo dos recursos hídricos promove a redução da pobreza, o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental. E nunca é demais lembrar que todos tem que fazer a sua parte para evitar o desperdício.





84 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page