top of page

O ciclo de água da chuva em uma área urbana



A água é um recurso abundante no planeta, pois ela cobre mais de 70% da superfície terrestre, porém é importante ressaltar que menos de 1% dela é doce e se encontra disponível para o consumo humano.


A disponibilidade de água é um dos principais fatores limitantes ao desenvolvimento das cidades e manutenção dos ecossistemas naturais. Entre os fatores que têm afetado os recursos hídricos estão o crescimento populacional. Portanto, é preciso que usemos esse recurso de forma responsável.


Uma das formas de evitar a diminuição acentuada da disponibilidade de água potável é aproveitar a água das chuvas. A solução é simples e eficiente. Pode-se recolhê-la em baldes ou pode-se usar um sistema de coleta, via cisternas, que consiste no desvio da água captada pelo telhado, por meio de calhas para um reservatório.





A água das chuvas pode ser utilizada de várias maneiras, como para a irrigação de plantas, lavagem de calçadas, pisos, carros, entre muitos outros. Além de benefícios econômicos, utilizar a água das chuvas pode diminuir os problemas como enchentes. Como o escoamento superficial da água será menor, consequentemente menos água será acumulada.


Este é o tempo de mudança de hábitos para o planeta, e a diferença começa por você.

186 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page