top of page

A água que você consome

Você já parou para pensar quanto gasta de água por dia?

Todas as escolhas, hábitos e consumos geram algum impacto ambiental. Você já parou para pensar quanto gasta de água por dia? Para fazer esse cálculo, você irá pensar na água usada para ações do cotidiano, como tomar banho, preparar a comida ou lavar roupas, cujo gasto total aparece na conta do final do mês.


Mas você sabia que na sua casa se gasta mais de 100 litros de água por dia? Se você considerar pequenas atividades de rotina para uma casa de 4 pessoas, veja o volume de consumo mensal de água:


· Banho de cinco minutos no chuveiro elétrica (1 vez ao dia): 2400 litros por mês

· Escovar os dentes (2 vezes ao dia): 120 litros por mês.

· Lavar a louça (3 vezes ao dia): 1800 litros por mês.

· Descarga do sanitário (8 vezes ao dia): 2400 litros por mês.

· Limpeza da casa (1 balde por dia): 600 litros por mês.

· Preparo dos alimentos: 600 litros por mês.

· Lavar a roupa no tanque (15 minutos 3 vezes por semana): 1920 litros por mês.



A crescente escassez de água é um dos principais desafios para o desenvolvimento sustentável, ainda mais com a tendência de a população mundial continuar crescendo. No Brasil, 83,3% dos brasileiros têm acesso à água tratada, de acordo com o Instituto Trata Brasil. Entretanto, ainda restam 35 milhões de pessoas sem este serviço no país. As políticas públicas devem contribuir para evitar desperdícios hídricos e garantir a preservação dos rios e mananciais.


Mas além disso é preciso, aos poucos, aprender a reduzir o consumo de água com pequenas mudanças. Uma boa dica é implantar alterações no sistema de saneamento de casa. Você pode reutilizar a água para lavar a louça, roupa ou a água do chuveiro direto no vaso sanitário, por exemplo. Assim, cada pessoa e cada família podem fazer a sua parte buscando consumir apenas o necessário, evitando o desperdício desse recurso tão essencial.


Vale lembrar no entanto que toda água de reuso deve passar por um sistema de tratamento devidamente dimensionado por um profissional da área!





346 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page